Emissão de Diplomas
Assim que realizar a defesa do Mestrado, o aluno deverá cumprir algumas etapas para poder receber seu diploma.
- Elaboração
- Normalizar o trabalho em formato A4, conforme template.
- Verificar se é necessário adicionar, além do resumo e abstract (itens obrigatórios), o resumo expandido.
- Confeccionar a ficha de identificação da obra e incluí-la após a folha de rosto.
- Converter o arquivo para PDF/A.
- Após conversão solicitar assinatura digital do orientador e do coordenador do Programa.
- Certificação Digital
OBS: Utilizar os navegadores Chrome ou Opera para realizar o processo de criação de certificado digital.
O trabalho de conclusão de curso deverá ser assinado eletronicamente pelo orientador e coordenador do curso, conforme o manual a seguir:
Orientação para Criação de Certificado Digital (orientadores e coordenadores)
Lembrando que o certificado digital ICPEdu é uma modalidade que permite que instituições realizem a emissão de certificados pessoais para seus alunos, professores, servidores públicos e afins, de forma rápida, automatizada e gratuita, utilizando as credenciais dos serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).
- Depósito
ATENÇÃO: conforme Art. 7º, §6º, da RN 46/CPG/2019, A Biblioteca Universitária tem até 15 dias úteis para a homologação do depósito, para que a Coordenadoria do Programa possa dar início ao processo de expedição do diploma.
- A submissão deverá ser realizada pelo aluno via Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Biblioteca Universitária.
- Em caso de pedido de restrição temporária do trabalho, para fins de publicação de livro ou de artigo em periódico, o aluno deverá informar em campo específico, no momento da submissão. O período de embargo é limitado em, no máximo, um ano.
- Quando aprovado o sigilo da defesa e a consequente prorrogação temporária da publicação do Trabalho de Conclusão, o autor deverá incluir um arquivo com a declaração emitida pela Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova).
- Quando houver necessidade de submeter mais de um arquivo (Declaração da SINOVA, Material adicional, etc.) o arquivo deverá ser “zipado”.
Para baixar o manual de procedimentos, clique no link a seguir:
Procedimentos da BU entrega de trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado.
- Para mais informações, consulte:
Resolução NORMATIVA nº 46/2019/CPG – Dispõe sobre os procedimentos para elaboração e depósito dos trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado e de doutorado na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.
- Entrega da documentação na Secretaria
É importante observar que o simples depósito do trabalho final nas Bibliotecas não garante a expedição do diploma. Para que isso ocorra, o aluno deverá solicitar essa expedição encaminhando alguns documentos via e-mail à Secretaria do PPGPD.
A documentação, em arquivos .pdf, que deve ser enviada à Secretaria para o encaminhamento do diploma é:
1. Comprovante de Negativa de Débito com a BU;
2. Cópia em .pdf do trabalho final, enviada para o e-mail mpd.ufsc@gmail.com;
3. Documentação pessoal (RG e certidão de nascimento/casamento autenticados) atualizada;
4. Cópia do diploma (frente e verso) de graduação autenticado.
- Emissão do Diploma
Após a entrega da documentação, o processo de expedição do diploma será protocolado pela Secretaria do PPGPD e encaminhado ao DAE. Após ser confeccionado e assinado pelo Reitor e pelo Coordenador do PPGPD, o aluno será avisado quando o diploma estiver disponível para a retirada.
- Retirada do Diploma
Para retirar o diploma, o aluno deve comparecer pessoalmente à Secretaria do PPGPD ou nomear procurador para a retirada. Não há necessidade de autenticar a procuração.
- 2ª Via de Diploma de Mestrado
As solicitações de 2ª via de diploma de Pós-Graduação devem ser realizadas pessoalmente, por meio de requerimento protocolado no DAE/UFSC.
Os documentos exigidos são:
– Requerimento preenchido;
– Carteira de Identidade;
– Comprovante de recolhimento do valor do serviço. Acesse aqui as orientações para gerar a guia.
A solicitação pode ser feita por um procurador, mediante a apresentação de uma procuração simples e da carteira de identidade do procurador, além dos documentos listados acima. Caso o procurador nomeado também for encarregado pela retirada da 2ª Via do Diploma, tal ato deve constar na procuração a ser elaborada.
O requerimento de 2ª Via de Diploma e o modelo de procuração podem ser obtidos em Formulários Padrão.